A Cervejaria Distrito, de Porto Alegre, acaba de receber uma planta cervejeira direto da China com capacidade para processar 300 litros por produção. O equipamento, especialmente desenvolvido para atender a microcervejarias que desejam se profissionalizar, conta com design alemão. A responsável pela importação da planta foi a StarBrew, divisão cervejeira da StarVision Import & Export, empresa de assessoria em comércio exterior com dez anos de atuação no fomento de negócios entre o Brasil e a China.
O equipamento para produção de cervejas atende a um nicho de mercado em expansão no país, o das cervejas especiais. O que a planta cervejeira permite às microcervejarias é a possibilidade de entregar ao consumidor um produto mais homogêneo. “Com estes equipamentos poderemos ter uma produção consistente de ótimas cervejas para oferecer ao público apaixonado por cervejas de qualidade”, confirmou Frederico Ottoni, sócio-diretor da Cervejaria Distrito, localizada no bairro São Geraldo, região central da capital gaúcha.
O empresário destacou, ainda, a qualidade estética da planta cervejeira, que será ficará exposta. “Decidimos adquirir estes equipamentos pela alta qualidade, ótimo acabamento e eficiência e, devido ao nosso modelo de negócio, também pela estética atraente”, disse Ottoni. A Distrito vai atuar com o conceito de cervejaria-bar e sua proposta será aproximar o consumidor final da produção de cervejas artesanais em um ambiente industrial e descontraído. A planta deverá entrar em operação no mês de abril, quando os apreciadores poderão degustar cervejas frescas servidas direto da fonte pelo próprio produtor.
Por que importar equipamentos para produção de cerveja
A principal vantagem de trazer da China equipamentos para cervejarias de pequeno porte é a qualidade. O equipamento importado apresenta desempenho superior em tecnologia e nível de automação, sem falar em acabamento e polimento. Por serem produzidas em escala, o preço é bastante competitivo: um sala de brassagem com capacidade para 500 litros custa cerca de US$ 22 mil, fora frete e seguro. Outra vantagem é o prazo de entrega. “Mesmo vindo da China, conseguimos entregar o equipamento aqui no Brasil em, no máximo, 120 dias”, explicou Rodrigo Fernandes, diretor da StarBrew. Com processos mais controlados e automatizados, o microcervejeiro ganha em aumento da capacidade produtiva, uniformidade do processo e estabilidade do produto.
A planta cervejeira adquirida pela Cervejaria Distrito inclui sala de brassagem, tanques fermentadores e maturadores, gabinete de controle e unidade de refrigeração. Para Ottoni, a experiência de importar o equipamento da China foi positiva. “A StarBrew prestou um ótimo serviço, deu todo o suporte necessário e, com sua experiência no mercado asiático, garantiu a qualidade e confiabilidade das trâmites financeiros e logísticos”, frisou.
A importação da planta cervejeira para a Distrito é o projeto mais recente da StarBrew, que já entregou uma sala de brassagem de 500 litros para a Cervejaria Leopoldina, de propriedade da Casa Valduga. A StarBrew representa fabricantes chineses de equipamentos para microcervejarias em todo o Brasil e na América Latina, com negociações em andamento no Paraguay, Argentina, Chile e Uruguay. Em breve, a empresa irá apresentar novos produtos exclusivos para o mercado cervejeiro.
Sobre a StarBrew Imports
A StarBrew Imports é uma divisão da StarVision especializada na venda de equipamentos e produtos para a fabricação e envase de cervejas. A empresa possui sede em Porto Alegre e filial em Guangzhou, na China.
Assessoria de Imprensa
Pertoni Comunicação
Bianca Toniolo | Relações-Públicas | Conrerp-DF 791
bianca.persici@gmail.com | 51 9791-8180